Jesus

João 1:1-4 (NVI)
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e essa vida era a luz dos homens.


A Descrição de Jesus no Evangelho de João

Essa foi a descrição de Cristo, segundo João, discípulo mais amado, como ele se reconhecia. João nos apresenta Jesus como a Palavra que estava com Deus e era Deus desde o princípio. Essa é a revelação de Cristo que transcende o tempo e o espaço, a essência divina que se fez carne para habitar entre nós. No Velho Testamento, foi o tempo de Deus Pai, onde Ele ensinou face a face a Moisés. O Senhor Deus falava com Moisés como alguém que conversa com um amigo, como está escrito em Êxodo 33, 11: “O Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo.”


Jesus: O Cumprimento das Promessas de Deus

E então, veio Jesus. O anjo Gabriel anunciou sua chegada a Maria, dizendo que ela teria um filho, que seria o Filho do Deus Altíssimo. Este filho seria o Rei, e o Seu Reino nunca acabará. Mas quando Jesus finalmente veio ao mundo, a expectativa se confrontou com a realidade. Ao invés de alguém rico e poderoso, veio um homem simples, humilde e pobre aos olhos do mundo.

O homem é limitado e não vê o que Deus vê. Jesus não veio apenas para caminhar entre nós, mas para ensinar o que Deus Pai já havia revelado no princípio. Porém, muitos dos sábios da época, como os fariseus e saduceus, não aceitaram os Seus ensinamentos. Jesus ensinou a essência do que Deus Pai disse no começo, e, curiosamente, tudo isso se referia a Ele mesmo. O grande “Eu Sou” se fez carne para tirar o pecado do mundo.


Jesus: A Essência da Vida

Jesus é a essência da vida. Ele é o “Eu Sou”, o pão da vida, a luz do mundo, a porta, o bom pastor, a ressurreição e a vida, o caminho, a verdade e a vida, a videira verdadeira. Como João disse em João 1:29, “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”


O Ministério Revolucionário de Jesus

O ministério de Cristo foi verdadeiramente revolucionário. Ele pregou, curou, ressuscitou pessoas e ensinou por meio de palavras diretas e parábolas profundas. Ele abriu mão de toda a Sua glória e eternidade para viver entre nós e experimentar tudo o que também experimentaríamos. Ele foi rejeitado pela Sua própria família, pela cidade onde cresceu e até pelo Seu próprio povo. Mas não desistiu de cumprir a vontade de Deus. Escribas, fariseus e sacerdotes, que não gostavam de Jesus, planejaram a Sua morte.


Jesus: A Morte e Ressurreição por Nossa Salvação

Apesar de toda Sua autoridade, Jesus também teve medo. Ele pediu a Deus, em oração, para que, se fosse possível, afastasse d’Ele aquele sofrimento: “Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22:42) Mesmo em Sua agonia, Ele se entregou à vontade do Pai.

Ele foi preso, negado por Seus discípulos, apresentado ao Sinédrio, levado diante de Pilatos, e finalmente, crucificado. Ele se entregou à morte em nosso lugar, se tornando maldito por nossa causa: “Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz.” (Gálatas 3:13) Jesus carregou a cruz que não era Sua, foi crucificado entre dois ladrões e morreu orando pelo povo, pedindo perdão a Deus em favor deles.

Ele perdoou o ladrão à Sua direita, que foi salvo naquele momento. Após Sua morte, Ele desceu ao inferno, tomou as chaves da morte e do inferno, e no terceiro dia ressuscitou. Ele apareceu aos Seus discípulos e, depois, foi levado ao céu. O legado de Cristo permeia até hoje, e Ele nos deixou uma ordem clara: “Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação do século.” (Mateus 28:19-20)


Jesus: O Caminho para a Vida Eterna

Foi por nós que Jesus passou por tudo isso. Hoje, podemos nos aproximar de Deus por intermédio de Cristo. Ele morreu para nos salvar e nos dar a vida eterna. Conhecer a Cristo é um processo contínuo. Estudar sobre Ele, aprender sobre Ele e viver em comunhão com Ele são essenciais para nossa jornada espiritual. Se pararmos de aprender e conhecer Jesus, então paramos de avançar em direção ao propósito de Deus para nossas vidas.


Leia mais sobre a vida e os ensinamentos de Jesus e como aplicá-los em sua vida.

Buscar a Deus: O Caminho para uma Vida Transformada

Qual o Meu Lugar no Reino?

O Pão Nosso de Cada Dia


 

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito.” 

– Romanos 8:28 – 

Em breve, nossas redes sociais estarão disponíveis. 

Fique ligado!

© 2024 Entre Eu e Deus. Todos os direitos reservados.     Site criado com amor por Entre Eu e Deus